segunda-feira, 18 de setembro de 2017
Glutamato monossódico (MSG), o ingrediente secreto seria mocinho ou vilão?
Glutamato é a menor parte de uma proteína, que caracteriza o sabor umami (ou seja, sabor que fica entre o doce, amargo, azedo e salgado). Está presente em uma grande variedade de alimentos, como: leite materno, tomate e carnes no geral. Mas além desses alimentos naturais, o glutamato também é encontrado na sua forma sintética, conhecida popularmente como glutamato monossódico (MSG).
O MSG é adicionado pela indústria aos alimentos processados e ultraprocessados para aumentar o sabor e o aroma dos alimentos, elevando assim a vontade de comê-los. O MSG é muito encontrado em molhos prontos, caldos de carnes e vegetais, temperos em pó e tablete prontos, assim como em salgadinhos de pacote, refeições congeladas e em diversos outros alimentos industrializados prontos para o consumo.
Apesar de ser aprovado nacionalmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e considerado seguro para o consumo, o excesso da ingestão pode estar associado com a presença de dores de cabeça, palpitações no coração, enjoos, formigamento pelo corpo, asma, suor excessivo, além de outras reações. Da mesma forma, o consumo excessivo pode também diminuir a capacidade de sentir os sabores mais suaves presentes nos alimentos naturais.
Pesquisas também mostraram que o MGS pode estar relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como: obesidade, diabetes, hiperatividade, autismo, epilepsia, além de ser tóxico a vários órgãos, causando danos no interior da célula.
Atenção, apesar do glutamato monossódico (MSG) ser aprovado para uso, há necessidade de mais pesquisas a respeito dos efeitos que ele pode causar no organismo. Não existem comprovações suficientes de que o glutamato monossódico possa ser prejudicial à saúde, porém, alguns autores já o apontam como uma possível causa para doenças crônicas. Portanto, seu uso deve ser realizado com cautela e de forma consciente. Apenas para alcançar seu real objetivo que é realçar o sabor dos alimentos.
Texto produzido na disciplina de educação nutricional do 3º semestre, 2017-1 do curso de Nutrição.
segunda-feira, 11 de setembro de 2017
Receita de Hambúrguer de Legumes
Para começar a semana com muito bom humor e sua fome saciada de maneira saudável, trouxemos uma receita de Hambúrguer de Legumes deliciosa e prática, aproveite para testar em casa!
Bom apetite e boa semana!
Assinar:
Postagens (Atom)